A revisão do Consecana-SP ganhou novos desdobramentos após a Orplana alertar sobre acordos paralelos conduzidos pela UNICA, que colocam em risco a aplicação ampla e isonômica da revisão. Esses movimentos poderiam limitar o alcance do processo e excluir grande parte dos produtores.
Diante da repercussão, o presidente da Assocana, Bruno Garcia Moreira, reafirmou o alinhamento total da entidade com a Orplana e destacou a importância da união do setor. Segundo Bruno, a Assocana permanece firme no propósito de defender a aplicação justa e transparente dos resultados do estudo conduzido pela FGV, mesmo reconhecendo que os ganhos podem ocorrer no médio prazo. “O importante é que reflitam a realidade e beneficiem a maioria dos produtores”, ressaltou.
Bruno também comentou sobre os acordos isolados firmados por algumas associações: “São movimentos unilaterais, que não dão transparência sobre quem é beneficiado e caminham na contramão das diretrizes coletivas que defendemos”.
A Assocana reforça que seguirá atuando ao lado da Orplana, de forma técnica e institucional, mantendo seus associados informados sobre os próximos passos.