Notícias

Muitos assuntos na reunião da diretoria

19/02/2020

Diretores se reúnem pela primeira vez depois de eleitos

 Com uma pauta extensa, aconteceu na última terça-feira (18/02), a primeira reunião oficial da nova diretoria da Assocana. Além de discutirem todas as ações já iniciadas nos primeiros dias de gestão – diagnóstico interno elaborados pelas equipes das áreas Social e Técnica – os diretores conversaram sobre os assuntos tratados na reunião mensal da Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), realizada no dia 14 de fevereiro, da qual o presidente da associação, Bruno Garcia, participou.

 O destaque ficou para os Créditos de Descarbonização (CBios), que as unidades industriais produtoras de biocombustíveis certificadas para participarem do programa federal RenovaBio poderão ofertar no mercado. A questão que está sendo trabalhada pela Orplana é como os produtores de cana se beneficiarão do programa. Para o presidente da Assocana, é preciso garantir que os fornecedores de cana tenham o direito de também receberem os CBIOs, uma vez que fornecem cana de açúcar para as usinas produzirem o etanol.

 “Um fator importante é que para a Usina poder produzir CBios com menos litros de etanol e menos toneladas de cana, ela precisa que o produtor de cana autorize, por escrito, a utilização do seu CPF e do seu CAR”, explica Bruno.

 Os convênios com o IAC e a UFSCar também fizeram parte da pauta da primeira reunião da diretoria, que deve rever toda a dinâmica dessas parcerias. Toda a área de Comunicação é outro ponto de interesse, uma vez que o objetivo é buscar formas de aproximação com os produtores dos diversos segmentos e ampliar as ferramentas de comunicação com todos.

 Na área de Assistência Técnica, foi aprovada na reunião a compra do aparelho de topografia RTK, que deve agilizar e melhorar a qualidade dos serviços nas áreas dos seus associados.

Waldyra Rodrigues Duarte

Jornalista


Veja outras publicações
ASSOCANA - Associação Rural dos Fornecedores e Plantadores de Cana do Vale do Paranapanema