Home     Prestadores de serviço     Controle e Materiais     Acesso Restrito     Associe-se  
             
   

Do planejamento à colheita. Departamento Técnico acompanha todas as etapas da produção e garante qualidade à produção regional
Apesar de mostrar-se uma planta rústica, a cana de açúcar é considerada um produto vegetal muito susceptível aos cuidados e tratos culturais. Quanto mais investimentos receber, maior será o retorno econômico. A ausência da rotação de culturas torna a lavoura ainda mais exposta a problemas. Por isso, o correto preparo do solo e a eterna vigilância às doenças e pragas devem fazer parte da rotina de todo produtor.

Diante desse quadro, a atuação do Departamento Técnico é imprescindível, porque oferece acompanhamento em todas as etapas da cadeia de produção, desde o planejamento do plantio, tratos culturais, colheita, entrega da cana à usina e fiscalização da aferição da qualidade da cana.
Além disso, a Assocana representa seus associados em todas as negociações do setor, defendendo interesses e garantindo que o produtor de cana receba o preço justo e mantenha uma relação equilibrada com as usinas de açúcar e álcool.
Sozinho, cada produtor tem pouca força de negociação. Reunidos em uma associação, eles ganham força para defender seus interesses.

Metro a metro

A medição topográfica é um dos serviços a que os associados da Assocana têm acesso sem nenhuma despesa extra. Através dela, o fornecedor tem um mapeamento completo de sua área, o que permite o conhecimento da produtividade de cada talhão de terra. Com isso, é possível determinar a quantidade exata de insumos que cada parte da propriedade precisa receber, evitando desperdícios. Todo o trabalho é feito com um moderno aparelho GPS e com uma “Estação Total”, que garante maior detalhamento das informações, que podem ser disponibilizadas para diversos fins.

No tempo certo

Entre os meses de fevereiro e abril, os técnicos da Assocana contribuem de forma significativa para que seja feita a aplicação do maturador nas lavouras de cana. O produto é fundamental para garantir o amadurecimento precoce da cana. A safra está começando cada vez mais cedo e os produtores precisam ter a cana em condições ideais de corte. Todos os técnicos são experientes e realizam o controle de temperatura, umidade e vento, assegurando condições ideais para que a aplicação seja feita. Assim, os produtores não precisam gastar com a contratação de funcionários especializados.

Eterna vigilância

Fiscais contratados pela Assocana se revezam diuturnamente nos laboratórios das usinas de açúcar e álcool, controlando a entrada de cana dos fornecedores. Todos os contratados têm o curso técnico de Açúcar e Álcool e são treinados para assegurar que as amostras coletadas representem com segurança a qualidade da cana entregue. O valor da tonelada de cana é resultado dessa amostragem. Se ela não for bem feita, o fornecedor pode ser prejudicado. A cada caminhão que entra na usina, são coletados 10 quilos de cana. Desse total, 2,5 kg são entregues ao laboratório, sendo 500 gramas utilizados para a análise e dois quilos deixados em estoque para uma eventual contraprova. Daí a importância de uma boa coleta.

Tudo testado

Toda vez que um novo herbicida é lançado no mercado, o Departamento Técnico da Assocana coordena um experimento para testar sua eficácia. É importante conhecer o produto antes de recomendá-lo aos associados. Os técnicos verificam se o produto é funcional, quais as dosagens, de acordo com a textura do solo (arenoso/argiloso), onde ele tem melhor eficácia e os resultados obtidos. Os técnicos também realizam o levantamento de pragas da cultura da cana, como broca, cigarrinha, nematóides e migdolus, além de solicitar análise periódica para conhecer as condições do solo e poder realizar com segurança a recomendação de adubação e calagem.

Atenção redobrada

A cada nova aplicação, os técnicos da Assocana são chamados às propriedades dos associados para a regulagem dos equipamentos utilizados. Eles checam o bom funcionamento do cultivador, sulcador, esparramadeiras de calcário, bomba de herbicida e corredor de cana. Essa regulagem impede o excesso de gastos. Bem regulado, o equipamento evita a aplicação de insumos em maior ou menor quantidade que a recomendada pelos técnicos, situações que geram prejuízos para o produtor. Com a otimização da aplicação, o associado acaba tendo melhor retorno do investimento. Na agricultura moderna, é fundamental ter total controle dos gastos. Por isso os equipamentos precisam estar bem regulados.

 

 

 

Informações aos associados
Para acessar seus dados e saber sobre sua entrega de cana nas Usinas e Destilarias, é necessário visitar o Departamento Agrícola da Assocana e cadastrar sua senha. Aproveite a visita para conhecer melhor a Assocana.

 
   
ASSOCANA
Associação Rural dos Fornecedores e Plantadores de Cana da Média Sorocabana.
Av. Félix de Castro, 1.180 - Jd. Aeroporto / CEP: 19813.700 / Assis - SP
Fone (18) 3421-3200   //   (18) 98117-2829 (vivo)   //   E-mail:
assocana@assocana.com.br
|    Quem Somos    |    Histórico    |    Diretoria    |    Institucional    |    Ass. Social    |    Depto. Agrícola    |    Contato